quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A importância do brincar na educação infantil









Brincar pode parecer um ato simples e sem qualquer importância para uma criança. Através do ato de brincar a criança desenvolve sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, e ainda exercita o cérebro e o corpo. Quando a criança brinca ela expõe seus sentimentos de angústias, seus medos e suas alegrias, desenvolve suas potencialidades durante as brincadeiras, compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz e, além disso, treina sua linguagem.
Para a criança ter uma vida completa em sua infância, precisa sair de casa, brincar em espaços abertos, conhecer outras crianças, fazer novas amizades. Para proporcionar prazer em brincar nas crianças não precisamos de brinquedos caros podemos dar-lhes brinquedos de sucata que também são divertidos e a criançada até pode participar na hora de confeccionar, basta ter imaginação.
As brincadeiras de amarelinha, esconde-esconde também são divertidas, mas estão cada vez menos participando do dia-a-dia das crianças. As brincadeiras também são de suma importância para seu desenvolvimento mental futuro
Alguns pais enchem seus filhos de atividades com horários e obrigações, como se as crianças fossem adultos em miniaturas, porém é importante lembrar que a criança deve ter o tempo para brincadeiras infantis divertidas. As crianças precisam usufruir da sua fase tão importante, o brincar.
  
Fonte: http://www.elisabethsalgadoencontrandovoce.com/importancia_brincar.htm

Nenhum comentário: